segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Não Pare! - FML Pepper


              Não me lembro de ter encontrado um livro antes que o título representasse tão bem o que senti durante a leitura. Não Pare! conta a história de Nina, uma adolescente com as estranhas pupilas verticais e que já morou em todos os lugares imagináveis, estando sempre de mudança com sua mãe, Stela, por motivos que ela não sabe explicar.
            Quando Nina chega a Nova York e recebe a notícia de que não haverá mais nenhuma mudança por um tempo, ela sente que finalmente poderá ter uma vida normal, fazer amigos, arranjar um emprego, candidatar-se a uma faculdade, etc. Mas estranhos acontecimentos começam a rondá-la, calafrios, tonturas, desmaios tornam-se frequentes e mortes inexplicáveis de pessoas que estiveram próximas a ela transformam o que seria uma nova fase tranquila em algo desesperador.
             Ao analisarmos os outros personagens, parece que estamos sempre lidando com um eterna incógnita, nunca sabemos quem é o mocinho, o vilão, quem está sendo honesto e quem está mentindo - tirando um certo personagem que assim que apareceu eu soube que não era flor que se cheirasse – e por isso temos que confiar no julgamento da Nina, já que o livro é narrado em primeira pessoa.
           A mente da personagem para mim é uma completa confusão. Começando por seus sentimentos em relação a mãe, em alguns momentos ela parece ter a certeza de que está em perigo e que a mãe está certa e em outras ela pensa que a mulher enlouqueceu de vez. Numa hora ela parece acreditar em toda a nova dimensão a que está sendo apresentada e no segundo seguinte ela acha que todos são malucos psicóticos. Embora essa característica da personagem tenha me deixado um pouco frustrada, eu até entendi que não deve ser fácil ver seu mundo virar de cabeça para baixo da noite para o dia e com isso, provavelmente, sua mente deve tentar encontrar a saída mais lógica possível.
        Somos apresentados a duas outras dimensões em nosso universo, à Zyrk – uma dessas dimensões que vai ser de maior relevância para a história -, e o Vértice. Não vou entrar em muitos detalhes sobre isso porque seria um grande spoiler.
          Como disse no princípio, o título faz muito jus ao sentimento. Depois que você começa a leitura não dá para parar. O livro segue um esquema em que cada capitulo te prende e de deixa com vontade de ler o próximo. Como se a cada resposta conseguida, surgisse uma nova indagação.
              No final, eu adorei a história, escrita por uma autora nacional, que eu tive o enorme prazer de conhecer durante a Bienal do Livro e serviu como uma grande inspiração, despertou uma nova emoção com os livros YA e de fantasia e que me fez criar um grande apego aos personagens. Já estou na metade do livro 2, Não Olhe!, e assim que acabar faço a resenha para vocês.

               Recomendo a leitura e espero que todos gostem.    

               Por: Neilly Lucy

0 comentários:

Postar um comentário